Audiometria: Exame para avaliar perda de audição

A audiometria é um exame que avalia a capacidade auditiva do paciente ao interpretar sons. Através deste exame é possível detectar alterações auditivas e permite orientar o paciente sobre as medidas preventivas ou o tratamento mais recomendado para cada caso.
Quando desconfiar que nós ou alguém próximo não está escutando bem, é necessário buscar por ajuda profissional para fazer o melhor diagnostico. Um dos processos envolvidos é o exame de Audiometria tona e vocal, essenciais para verificar a perda auditiva e medi-la.

O que é o exame?

O exame é realizado pelo médico Otorrinolaringologista que tem como objetivo avaliar a capacidade auditiva do paciente em ouvir e reconhecer sons. Por meio deste exame, detecta-se alterações auditivas e a partir deste processo o profissional pode prescrever medidas preventivas e tratamento adequado, como o uso de aparelhos auditivos por exemplo. Existem dois tipos de audiometria: Vocal e tonal, o primeiro mede a capacidade em reconhecer a fala humana, já o segundo avalia as respostas do paciente a sons emitidos em diversas frequências.
O exame normalmente é solicitado quando há necessidade de avaliar a capacidade auditiva do paciente, principalmente se existir suspeita de perda auditiva ou quando ocorrem traumas, tímpano rompido, uso excessivo de medicamentos diversos, infecções e história hereditária de perda auditiva. Alguns elementos também devem ser levados em consideração como, por exemplo, fatores psicológicos, emocionais e até odontológicos.
Em certos casos só esse exame não é suficiente para um diagnóstico preciso e outros exames podem ser solicitados: Imitanciometria, BERA e emissões otoacústicas. Existem casos em que a radiografia e a tomografia computadorizada do crânio também auxiliam no diagnóstico e podem ser solicitados.

Como é feito o exame?

Trata-se de um teste rápido, simples e totalmente indolor, no qual o paciente é colocado dentro de uma cabine acústica livre de ruídos do ambiente.
O resultado é medido em decibéis e o teste pode variar em uma escala entre -10 a 120 decibéis, segundo Lloyd e Kaplan, 1978, veja:

• Até 25 – Audição Normal
• 26 a 40 – Perda de audição leve
• 41 a 50 – Perda auditiva moderada
• 56 a 70 – Perda auditiva moderadamente severa
• 71 a 90 – Perda auditiva severa
• + de 90 – Perda auditiva profunda

Certas técnicas e condições práticas especiais, bem como uma tabela própria de valores, têm de ser estabelecidas para o exame de crianças.
É comum as pessoas acharem que esse tipo de exame é somente para idosos, porém não é verdade. Crianças em idade escolar que tenha dificuldade em concentrar-se podem ter perda auditiva.
Além disso, pacientes que se queixam de ouvido tampado, com tontura e zumbido, também devem se submeter ao procedimento para investigar os sintomas. Outra indicação é na bateria de exames admissionais em funções capazes de prejudicar a audição, como telefonista ou encarregado de maquinários que são expostos a ruídos altos.
A audiometria é um exame importante não só para diagnosticar a falha de audição, mas também para prescrição de medidas preventivas e tratamento. Sendo assim, o exame é essencial para quem quer preservar esse sentido e garantir mais qualidade de vida e bem-estar.
Não fique de bobeira!
Marque seus exames e fique em dia com a sua saúde

Conheça o site de Syngular Medicina Empresarial: https://www.syngular.com.br/

Syngular Medicina Empresarial, desde 2003 promovendo qualidade de vida.
Com seu foco voltado para promover a qualidade de vida e preservar a integridade física e mental do trabalhador, a empresa oferece o que há de mais completo e atual em saúde ocupacional, prestando serviços de acordo com as normas regulamentadoras (NRs) estabelecidas pelo Ministério do trabalho.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X