Eletrocardiograma: Tudo sobre o exame ECG

O Eletrocardiograma fornece a representação gráfica da atividade elétrica do coração. O exame é feito com um aparelhinho ligado a eletrodos que avalia o ritmo dos batimentos cardíacos em repouso. É um exame bem simples, usado rotineiramente tanto na triagem dos prontos-socorros quanto em checkups preventivos solicitados pelo cardiologista.

Com este exame é possível observar principalmente os ritmos dos batimentos cardíacos se está normal ou não e se as câmaras do coração está se movimentando como deveriam. Assim, é muito útil para identificar arritmias, possíveis obstruções do fluxo sanguíneo e avaliar se o paciente está em boas condições para praticar exercícios físicos.

Para que serve

O Eletrocardiograma é fundamental quando o paciente chega ao pronto-socorro com suspeita de infarto ou miocárdio, o qual é um dos primeiros exames a ser feito neste caso.

O objetivo é ver se há alguma falha na condução elétrica pelo coração, ou seja, se existe bloqueios ou partes do músculo que não estão se movendo como deveriam, o que pode sinalizar problemas cardíacos. O Eletro é muito utilizado para flagrar arritmias e taquicardias ou bradicardias, quando o peito bate rápido ou devagar demais. Mas, é um teste inicial, ele aponta possíveis suspeitas, que só é confirmada com outros exames.

Como é feito o exame

O paciente se deita em uma maca e o médico espalha eletrodos para averiguar os impulsos elétricos de áreas diferentes do coração, os eletrodos detectam a atividade elétrica do músculo e transmite as informações para um aparelho que se chama eletrocardiógrafo, este aparelho que transforma os sinais elétricos em linhas impressas que mostram o ritmo cardíaco. É um exame bem rápido dura cerca de 5 a 10 minutos.

Para realizar o exame não há necessidade de nenhum preparo para realização deste exame. Recomenda-se que mulheres usem roupas que permitam tirar somente a parte de cima para facilitar, em alguns homens podem ser necessários depilar partes do tórax para fixar os eletrodos.

Resultados

O Cardiologista interpreta as ondas do gráfico, identificando marcadores como cadência e frequência do coração. O ritmo considerado normal é entre 60 e 100 batimentos por minuto, mas há outros parâmetros contemplados pelo eletrocardiograma, como o tamanho e a duração das ondas em cada segmento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X