Exame para Academia: Saiba mais

Iniciar uma atividade física requer preparação prévia, principalmente no que diz respeito à saúde. O ideal é fazer um exame completo em consultório médico e ainda uma avaliação física na própria academia com um educador físico, que serve tanto para prevenir lesões quanto para identificar problemas de saúde.

Check-up médico

Através do check-up médico você descobre como está seu organismo, podendo identificar riscos e até mesmo doenças que ainda não se manifestaram.

Um simples hemograma completo pode mostrar níveis de colesterol, glicose e outros dados importantes que se não forem acompanhados por um médico, podem prejudicar a saúde.

O eletrocardiograma ajuda a identificar uma arritmia cardíaca e outros problemas coronários que podem atrapalhar a sua prática esportiva.

Praticar exercícios físicos com alguns desses problemas é extremamente perigoso, portanto, apesar do exame para academia não ser mandatório, ainda é a melhor maneira para se manter saudável.

Importância do acompanhamento médico nas academias

O Questionário de Prontidão para Atividade Física (PAR-Q) foi aprovado pelo Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) como uma solução para as pessoas saírem do sedentarismo. A intenção é simplificar o ingresso em qualquer tipo de prática esportiva.

Boa parte dessa medida foi tomada considerando que o professor deva ser o responsável por identificar algum problema de saúde no praticante. Entretanto, esse profissional não está totalmente habilitado para lidar com casos de alto risco, mesmo que ele consiga perceber algum problema.

Durante um exercício físico, o metabolismo de um indivíduo passa por uma série de mudanças, como o aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca. Pessoas hipertensas, com arritmia ou outro problema cardíaco podem não saber que apresentam esses problemas e, durante algum exercício, essas condições podem se agravar.

O mal-estar pode ir desde um desconforto passageiro até algo mais graves, necessitando de auxílio clínico.

Apesar de o atestado de saúde não ser mais uma obrigatoriedade, ressaltamos que uma simples ida ao médico pode evitar maiores riscos. Por isso, estar atento e proativo com sua saúde é a melhor maneira de permanecer apto para praticar qualquer esporte.

Procure por academias sérias, que incentivem a realização de exames médicos regulares, e evite locais que não fazem seu acompanhamento. Leve a sua saúde tão a sério como os seus treinos, para conseguir os melhores resultados.

Precisa de um atestado para aptidão física? Entre em contato conosco!

Conheça o site da Syngular Medicina Empresarial: https://www.syngular.com.br/

Syngular Medicina Empresarial, desde 2003 promovendo qualidade de vida.

Com seu foco voltado para promover a qualidade de vida e preservar a integridade física e mental do trabalhador, a empresa oferece o que há de mais completo e atual em saúde ocupacional, prestando serviços de acordo com as normas regulamentadoras (NRs) estabelecidas pelo Ministério do trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X