Hipertensão| Dia Mundial 17 de Maio

Hipertensão| Dia Mundial 17 de Maio

Neste domingo, 17 de Maio, é o dia Mundial da Hipertensão Arterial, oportunidade para promover a conscientização a todos sobre a prevenção e combate a esta doença, que costuma evoluir de forma silenciosa e é o principal fator de risco para problemas cardiovasculares graves, como infarto do miocárdio e o acidente vascular cerebral (AVC).

O que é Hipertensão?

Hipertensão Arterial ou Pressão Alta é uma doença crônica que apresenta níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. É caracterizada quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam 140/90 mmHg ou 14 por 9. Por ser uma doença com base genética muito forte, indivíduos que levam uma vida saudável também podem desenvolver a doença.

A Hipertensão é herdada dos pais em 90% dos casos, mas há vários fatores que influenciam nos níveis da pressão arterial, como:

  • Fumo;
  • Bebidas alcoólicas;
  • Obesidade;
  • Estresse;
  • Grande consumo de sal;
  • Níveis altos de colesterol;

Além desses fatores de riscos, sabe-se que sua incidência é maior com aumento da idade, é maior entre homens com até 50 anos e entre mulheres acima de 50 anos, principalmente diabéticos.

É uma doença grave?

O principal fator de risco para doenças cardiovasculares e tem relação muito direta com a ocorrência de infarto e AVC. Cerca de 80% dos casos de derrame cerebral e de 60% das ocorrências de infarto têm a hipertensão como parte de sua história. Também é fator de risco enfermidades importantes, como problemas renais e alteração na visão.

Diagnóstico

Hipertensão Arterial pode evoluir sem apresentar sintomas. O ideal é medir a pressão regularmente, pelo menos uma vez por ano. Sempre que for ao médico, por qualquer razão é interessante fazer a medição, lembrando que a simples aferição não é suficiente para determinar se a pessoa tem o problema, mas serve de alerta para que procure um médico aprofundado para avaliar e confirmar o diagnóstico.

Tratamento

Primeiro passo deve ser controlar o peso, mais de 50% dos hipertensos têm sobrepeso ou obesidade, segundo o Ministério da Saúde; reduzir a ingestão de sal; praticar exercícios físicos regularmente; evitar o excesso de bebida alcóolica e manter uma dieta saudável.

Esses hábitos não são recomendados apenas para hipertensos, mas proporcionam uma melhora da qualidade de vida para todas as pessoas. Muitas vezes, é necessária a intervenção de medicamentos, que só pode ser prescrita pelo médico, que avaliará caso a caso.

Hipertensão e o Covid

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde, hipertensos estão entre os grupos mais vulneráveis às complicações da Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus. A pressão alta, por si só, não aumenta o risco de contágio do vírus, mas deixa as pessoas mais suscetíveis às complicações da Covid-19, o que torna o isolamento domiciliar essencial para pessoas nessa condição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X