Outubro Rosa: Você Sabe o que é?

Outubro rosa é um movimento internacional durante todo o mês de outubro em conscientização da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilidade foi criada no início de 1990 pela fundação Susan G. Komen For the Cure, durante a primeira corrida pela cura, na cidade de New York, os corredores receberam um laço rosa que usaram durante a corrida e, depois disso passou a ser distribuído em locais públicos, desfiles de moda e em outros eventos. A data é celebrada anualmente com objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnósticos e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Sobre o Câncer de mama

O Câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Ele se desenvolve quando ocorre uma alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, causando uma multiplicação das células anormais que geram o cisto. O INCA que participa do movimento desde 2010, promove eventos técnicos, debates e apresentações sobre o tema, assim como produz materiais e outros recursos educativos para disseminar informações sobre fatores protetores e detecção precoce da doença.

De acordo com o Instituto de Oncoguia, diagnosticar o câncer precocemente aumenta consequentemente as chances de cura, 95% dos casos identificados em estágio inicial tem possibilidades de cura. Por isso a mamografia é de extrema importância, sendo o principal método para rastrear a doença.

Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) das 11,5 milhões de mamografias que deveriam ter sido realizadas no ano passado, apenas 2,7 milhões foram feitas. A diminuição do exame é um fator de risco para milhares de mulheres e um alerta para importância da campanha.

Recomendação

A recomendação estabelece que mulheres entre 50 e 69 anos realizem o exame de mamografia a cada dois anos. Isso não significa que apenas pessoas dessa faixa etária precisem ficar atentas, algumas pessoas podem ter alto risco de desenvolver a patologia antes dos 50 anos se tiverem histórico familiar da doença. Nestas circunstâncias é fundamental que o médico seja informado para que possa fazer uma avaliação do caso em particular e definir que tipo de conduta seguir.

Como é feito o exame

A mamografia é um exame de imagem que realiza um raio-X das mamas. Na Mamografia digital, os raios X que atravessam a mama alcançam um detector que os transmite a um computador. Já no método tradicional, a imagem é impressa em filme.

Os dois tipos de exame utilizam esses raios na produção da imagem da mama, a diferença está no resultado da captação da imagem.

Durante o exame, a paciente fica em pé ao lado do equipamento. As mamas são uma a uma, comprimidas firmemente entre duas placas planas, a fim de espelhar o tecido mamário e reduzir a dose de radiação necessária para obter a imagem.

Precauções

Como se trata de um procedimento que pode causar desconforto nas mulheres, a mamografia deve ser evitada no período anterior ou posterior à menstruação, já que as mamas tendem estar mais sensíveis devido as alterações hormonais. Além disso, é recomendado que a mulher evite o uso de cremes, desodorantes e perfumes próximos às mamas no dia do exame, pois está substância podem prejudicar a captação das imagens.

Conheça o site da Syngular Medicina Empresarial: https://www.syngular.com.br/

Syngular Medicina Empresarial, desde 2003 promovendo qualidade de vida.

Com seu foco voltado para promover a qualidade de vida e preservar a integridade física e mental do trabalhador, a empresa oferece o que há de mais completo e atual em saúde ocupacional, prestando serviços de acordo com as normas regulamentadoras (NRs) estabelecidas pelo Ministério do trabalho.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X