Setembro Amarelo: Prevenção ao Suicídio

O setembro Amarelo é uma campanha de prevenção ao suicídio que pretende conscientizar a população sobre este grave problema e apresentar maneiras para ajudar salvar vidas. Acontecendo todo dia 10 de setembro “O dia Mundial de prevenção ao suicídio”, está campanha é conhecida e representada por “setembro Amarelo”, foi desenvolvida em 2015 no Brasil pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Está campanha é de conscientização mundial e de extrema importância, um problema de saúde que em muitos casos podem ser evitados.

Como surgiu o setembro amarelo?

A cor amarela é usada para representar o mês da prevenção do suicídio por causa de Dale Emme e Darlene Emme. O casal foi o início do programa de prevenção de suicídio “fita amarela” ou “Yellow Ribbon” em inglês.

Em 1994, Mike Emme, filho do casal, com apenas 17, se matou. Mike era conhecido por sua personalidade caridosa e por sua habilidade mecânica ele restaurou um Mustang 68 e o pintou de amarelo, Mike amava aquele carro.

Porém, infelizmente, aqueles próximos de Mike não viram os sinais e o fim da vida do garoto chegou. No dia do funeral dele, uma cesta de cartões com fitas amarelas presas a eles estava disponível para quem quisesse pegá-los. Os 500 cartões e fitas foram feitos pelos amigos de Mike e possuíam uma mensagem: Se você precisar, peça ajuda.

Os cartões se espalharam pelos Estados Unidos. Em poucas semanas começaram a aparecer ligações. Um professor de outro estado havia recebido um dos cartões de uma aluna, pedindo por ajuda. Diversas cartas chegavam de adolescentes buscando ajuda.

A fita amarela foi escolhida como símbolo do programa que incentiva aqueles que têm pensamentos suicidas a buscar ajuda.

Em 2003 a OMS instituiu o dia 10 de setembro para ser o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, e o amarelo do mustang de Mike é a cor escolhida para representar este sentimento.

Porque é importante o setembro amarelo?

Apesar do assunto ser delicado, muitas pessoas pensam que esse ato é uma realidade distante e que afeta poucas pessoas, mas infelizmente os dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) mostram o contrário, no mundo todo, uma pessoa se mata a cada 40 segundos, isso significa que em um ano, mais de 800 mil pessoas perdem a sua vida.

Só no Brasil, o suicídio é quarta causa mais comum de morte de jovens. O assunto não é notícia e pouco comentado, a mídia por medo de aumentar os números evita falar sobre.

Falar sobre o assunto é extremamente importante justamente para que possamos reduzir o número de pessoas vulneráveis. Para que possamos evitar suicídios, o diálogo é o primeiro passo. Conversar, trazer o assunto à tona e fazer com que essas pessoas saibam que não estão sozinhas e que existem meios de tratar estas doenças.

Como podemos ajudar na prevenção do suicídio?

Primeiro passo para contribuirmos com a prevenção ao suicídio, devemos ser capazes de perceber os sinais de alerta que uma pessoa emite. Se você perceber uma pessoa desinteressa e até mesmo por atividades que gostava, não tem mais a mesma produtividade na escola ou no trabalho, isolando-se de amigos e familiares, descuidado com aparência, diz muitas frases relacionadas a morte, isto pode ser sinais de que a pessoa está precisando de ajuda.

Comentários e intenções suicidas
“Vou desaparecer”;
“Queria nunca mais acordar”;
“Vou deixar vocês em paz”;
“É inútil tentar mudar, só quero me matar”.

Preste atenção se qualquer um destes comentários aparecer, especialmente se a frequência deles aumentar.

Segundo passo é conversar com está pessoa, uma dica é mais ouvir a pessoa, o que ela tem a dizer, sem julgar ou dar opiniões sobre o assunto. Deixe bem claro que sua vontade é apenas ajudar. É importante incentivar a pessoa que está apresentando sinais de que pretende cometer suicídio a procurar ajuda especializada. Em casos graves, é essencial que a família tenha conhecimento da situação, bem como amigos próximos, para que a pessoa seja acolhida e estimulada a procurar ajuda.

Caso perceba que a pessoa corre risco grave, é importante não a deixar sozinha. Nestes casos entre em contato com serviços de emergência e com alguém de confiança.

Conheça o site da Syngular Medicina Empresarial: https://www.syngular.com.br/

Syngular Medicina Empresarial, desde 2003 promovendo qualidade de vida.

Com seu foco voltado para promover a qualidade de vida e preservar a integridade física e mental do trabalhador, a empresa oferece o que há de mais completo e atual em saúde ocupacional, prestando serviços de acordo com as normas regulamentadoras (NRs) estabelecidas pelo Ministério do trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X