Raio X
Exames de imagem não-invasivo, que funciona usando radiação em baixas doses para identificar rapidamente e alterações na estrutura de ossos e de órgãos.
Para que serve
O exame identifica fratura nos ossos e também ajuda a identificar males com a pneumonia, por meio do raio-X de tórax. Mas há outras indicações, como a avaliação de doenças agudas na região do abdômen, de inflamações a infecções, e do comprometimento do pulmão e das vias aéreas superiores.
Dentistas também utilizam a radiografia odontológica para ver melhor como estão os dentes e suas raízes. A mamografia, a angiografia digital e o cateterismo também usam os princípios do raio-x, mas para examinar o estado das mamas, no caso do primeiro teste, e dos vasos sanguíneos, nos outros dois.
Como é feito
Tudo irá depender do que o médico solicitar, a versão mais pedida é posicionada em uma maca ou fica de pé, com a região a ser analisada na mira da máquina. Esse aparelho da radiografia emite um feixe de elétrons que atravessa com maior ou menor dificuldade.
Resultados
Os médicos buscam anormalidades na densidade das estruturas do corpo. No caso de um osso quebrado, a fratura permite a passagem de radiação,e a parte machucada é flagrada, na chapa, como um corte escuro.
Hoje em dia o raio-X é muitas vezes, considerado apenas um exame de triagem, ou seja, ele levanta uma suspeita que deve ser reavaliada por outros métodos de diagnóstico mais sensíveis e específicos.
Os exames de RX são realizados em uma empresa parceira da Syngular.