Saúde Ocupacional: Você sabe o que é?

Saúde ocupacional é uma área que pertence ao Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) com foco na prevenção e promoção da saúde do trabalhador. A saúde ocupacional tem como objetivo monitorar a saúde do trabalhador através da avaliação e controle dos riscos à saúde, oferecendo aos funcionários bem-estar tanto físico, quanto emocional em um ambiente de trabalho propício. Dessa forma, ela é o que previne contra riscos e demais problemas que o trabalhador venha enfrentar por conta do ambiente físico ambiental em que realiza suas atividades.

O que é Saúde Ocupacional?

A saúde ocupacional surgiu da necessidade de criar uma área da saúde especifica para cuidar do bem estar do ambiente de trabalho dos empregados de empresas de médio e grande porte, principalmente as grandes indústrias, ajudando a promover um melhor ambiente de trabalho, e uma melhor qualidade de vida dos empregados.

Há alguns anos, a saúde ocupacional está presente em grandes indústrias que trabalham com materiais que podem ser tóxicos ou conter metais pesados. Entretanto, passou a ser utilizada também em empresas de outros setores e segmentos que busca proporcionar um local de trabalho seguro aos seus funcionários.

Empresas que investe em saúde ocupacional estão investindo na promoção de bem estar aos seus empregados, tanto o bem estar físico, quanto o emocional, além de oferecer um local mais propício ao um bom desempenho das funções no trabalho.

Qual importância?

Uma empresa que investe em saúde ocupacional está mostrando aos seus empregados que ela se preocupa com eles e com o seu bem estar. Além disso, quando se investe na saúde dos empregados, também está sendo investindo na empresa, pois trabalhadores aptos e com uma boa saúde, física e mental, desempenham melhor suas funções.

Os exames de rotina são realizados para observar se o trabalho está influenciando na manutenção da saúde do funcionário, permitindo que a equipe de segurança do trabalho atue na prevenção de problemas futuros.

Além disso, a equipe de segurança do trabalho é responsável por observar e orientar a empresa em relação aos procedimentos de segurança que devem ser realizados no local de trabalho, a garantia de boas instalações físicas e como fazer para evitar riscos biológicos, químicos e ergonômicos no ambiente.

Obrigatório ou não?

A saúde ocupacional é um direito do funcionário, defendida pelo Ministério do Trabalho brasileiro. A empresa pode escolher em terceirizar o serviço ou ter uma equipe própria de segurança do trabalho por estar em contato direto com a equipe.

A determinação, para definir o tamanho da equipe e como ela deve atuar na empresa, varia de acordo com o número de funcionários e com o tipo de atividade prestada pelo empregador e sua equipe.

Compreendeu o que é a Saúde Ocupacional e qual sua importância? Ao executar um sistema de prevenção de acidentes, você cuida para que seus trabalhadores se mantenham saudáveis e aptos ao trabalho.

Quer saber como promover saúde ocupacional em sua empresa? Entre em contato conosco!

Conheça o site da Syngular Medicina Empresarial: https://www.syngular.com.br/

Syngular Medicina Empresarial, desde 2003 promovendo qualidade de vida.

Com seu foco voltado para promover a qualidade de vida e preservar a integridade física e mental do trabalhador, a empresa oferece o que há de mais completo e atual em saúde ocupacional, prestando serviços de acordo com as normas regulamentadoras (NRs) estabelecidas pelo Ministério do trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X