Câncer de Próstata: Saiba Mais!

O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA) No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata.
O movimento Novembro Azul teve início em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina, com ênfase na prevenção do câncer de próstata.

O que é próstata?
É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas e se assemelha a uma castanha. Localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com a vesícula seminal, é produzir esperma.

Sintomas
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:
• Dor óssea;
• Dor ao urinar;
• Vontade de urinar com frequência;
• Presença de sangue na urina e/ou sêmen.

Como é feito o exame de toque?
O exame de toque retal é realizado em consulta com urologista ou proctologista. Consiste na introdução do dedo indicador do médico especialista, protegido por luva de látex e lubrificado, no ânus do paciente. É um exame rápido e indolor capaz de detectar complicações como coloproctologista, fissura anal, hemorróidas ou nódulos. Ele deve ser sempre realizado para detectar o câncer de próstata.

Exame de Sangue PSA
Como em quase todas as patologias, principalmente as oncológicas, o diagnóstico precoce é o que há de mais relevante para aumentar as chances de sobreviver à doença. No caso do câncer de próstata, a possibilidade de cura é de 90% ao ser tratada no início da doença.
Com o exame de sangue, é possível analisar o Antígeno Prostático Específico, também conhecido como PSA. Realizado em laboratório, o procedimento revela se existem alterações nos antígenos, que são moléculas produzidas pela próstata.
Além do câncer, o PSA colabora na investigação de outras doenças, como a prostatite e a hiperplasia prostática benigna.

Prevenção e tratamento
A única forma de cura é o diagnóstico precoce. Mesmo com ausência de sintomas, homens a partir de 45 anos com fatores de risco ou 50 anos sem este fatores, devem ir ao médico urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos.

Não fique de bobeira!
Marque seus exames e fique em dia com a sua saúde

Conheça o site de Syngular Medicina Empresarial: https://www.syngular.com.br/

Syngular Medicina Empresarial, desde 2003 promovendo qualidade de vida.
Com seu foco voltado para promover a qualidade de vida e preservar a integridade física e mental do trabalhador, a empresa oferece o que há de mais completo e atual em saúde ocupacional, prestando serviços de acordo com as normas regulamentadoras (NRs) estabelecidas pelo Ministério do trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X