Exame Toxicológico: Tudo que você precisa saber

O exame Toxicológico é um procedimento realizado com o objetivo de detectar substancias químicas (Drogas ilícitas) no organismo do paciente. O processo realizado em cada paciente depende da finalidade do diagnóstico. Exames Toxicológicos são realizados com finalidades distintas, como ingresso em cargos públicos, motoristas profissionais de carga e passageiros. Geralmente são realizados para admissão/demissão de funcionários e renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Lei que determina obrigatoriedade

A lei 13.103/2015 (conhecida como lei do motorista ou lei do caminhoneiro), publicada no Diário Oficial da União em 03/03/2015, determina obrigatório o exame toxicológico para motoristas profissionais de transporte rodoviários de passageiros e carga. A realização do teste, portanto, fica obrigatória para motoristas de categoria C, D e E e deve ser exigida pelos DETRANS em habilitação, renovação ou mudança de categoria.

Como é feito?

Uma das principais etapas de como é feito o exame está no momento da coleta. Neste dia, serão coletadas suas amostras de queratina, sendo uma pequena amostra de cabelo ou pelos no corpo (Axilas, braços, peito ou pernas). Sempre serão colhidas duas amostras para análise do teste de drogas.

No laboratório de coleta, os profissionais farão pesquisas por drogas ilícitas nas amostras de queratina. Neste momento, substâncias como maconha, cocaína, anfetaminas, metanfetaminas, ecstasy, heroína, dentre outras serão pesquisadas.

Após ingerir drogas quanto tempo pode ser identificada no exame?

Para entender como o exame no laboratório, você precisa saber que esta análise consegue identificar o consumo de drogas feitos nos últimos 90 ou 180 dias (dependendo do tipo de amostra) antes da coleta.

Possíveis Resultados

Caso o resultado seja negativo, o exame é finalizado (Por isso esse diagnóstico é mais imediato). Caso o resultado seja positivo, as amostras são imergidas em um antígeno que vai revelar quais as substâncias estão presentes. Sendo o resultado positivo, o paciente fica impossibilitado de ocupar o cargo de pretensão e ou renovar CNH por um período de 3 meses, que é o tempo suficiente para a substância ser expelida do corpo.

A importância do exame

Ele garante mais segurança nas estradas brasileiras, pois a ingestão de substâncias ilícitas por motoristas de carga pode causar acidentes e trazer muitos prejuízos para a sociedade.

Na Syngular Medicina Empresarial o exame é referência nesse assunto e estamos preparados para oferecer informações precisas, além da alta qualidade do serviço de coleta, análise e elaboração de resultados.

Conheça o site de Syngular Medicina Empresarial: https://www.syngular.com.br/

Syngular Medicina Empresarial, desde 2003 promovendo qualidade de vida.

Com seu foco voltado para promover a qualidade de vida e preservar a integridade física e mental do trabalhador, a empresa oferece o que há de mais completo e atual em saúde ocupacional, prestando serviços de acordo com as normas regulamentadoras (NRs) estabelecidas pelo Ministério do trabalho.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X