Imunidade baixa: Saiba o que fazer para melhorar

Você adoece com frequência? Basta um simples vento e já pega um grande resfriado no dia seguinte? Isso pode estar atrelado à imunidade. A baixa imunidade faz com que o corpo fique mais fragilizado, fazendo com que adoecemos com frequência.

Formado por uma série de células de defesa e reações químicas, o sistema imune têm como objetivo lutar contra os agressores e proteger nosso corpo de infecções.

Se você pensou em Coronavírus é bom lembrar que o Ministério da Saúde diz que não há nenhum medicamento, substância, Vitamina, Vacina ou alimento especifico que possa prevenir a infecção pelo novo vírus. As recomendações de higiene são a melhor forma de se proteger.

Mas, também é importante manter a imunidade alta, para que o organismo consiga se defender do ‘ataque’. Para isso é importante manter ima alimentação equilibrada, praticar exercícios regularmente, dormir bem e hidratar-se bastante.

Para que ela funciona?

A imunidade, também conhecida como sistema autoimune, é a defesa do corpo humano composta por células, tecidos, proteínas e órgãos que agem contra os microrganismos infecciosos, formando uma barreira que nos protege de doenças. Porém, se o funcionamento do sistema imunológico não estiver correto, ou seja, se ele estiver baixo, causará diversos sintomas também.

No cenário atual, é muito importante que o sistema imunológico esteja fortalecido prevenindo o contágio de doenças. Uma imunidade alta torna o nosso organismo mais vigoroso e resistente. Várias atitudes diárias e pequenas ações colaboram para que o sistema imunológico esteja forte para evitar infecções e gripes.

Quais os tipos de imunidade?

  • Inata: É aquela em que o individuo já nasce com ela e esta presente no organismo de pessoas saudáveis. Esse tipo de imunidade atua de forma bem rápida, evitando a entrada de microrganismos e combatendo os que conseguem entrar nos tecidos do hospedeiro.
  • Adquirida: Também conhecida como adaptativa, acontece depois do contato com o agente invasor. O agente invasor, seja ele, um vírus ou uma bactéria. É uma imunidade especifica desse agente.

Como saber se estou com a imunidade baixa?

Quando a defesa do nosso corpo está baixa, alguns sintomas são aparentes.

Alguns sintomas comuns que denunciam a imunidade baixa:

  • Infecções;
  • Febre frequente e calafrios;
  • Cansaço excessivo;
  • Diarreias, náuseas e vômitos;
  • Excesso de sono.

Dicas e Hábitos para aumentar a imunidade

Para ajudar você a aumentar a sua imunidade durante os tempos de isolamento social, reunimos algumas dicas que serão essenciais para fazer a diferença no seu dia a dia:

  • Mantenha uma boa alimentação;
  • Faça exercícios diários;
  • Tome sol e evite estresse;
  • Preserve por uma boa higiene;
  • Mantenha as vacinas em dia;
  • Uma boa noite de sono.

Se você sente sintomas frequentes de gripe e resfriados, pode ser que o seu corpo não esteja desenvolvendo defesa suficiente para se proteger.

O aumento da sua imunidade e de diversos indivíduos vai garantir uma melhor qualidade de vida e fará a diferença, não apenas no momento atual que estamos vivendo: mas para a vida toda.

Não fique de bobeira!

Marque seus exames e fique em dia com a sua saúde

Conheça o site de Syngular Medicina Empresarial: https://www.syngular.com.br/

Syngular Medicina Empresarial, desde 2003 promovendo qualidade de vida.

Com seu foco voltado para promover a qualidade de vida e preservar a integridade física e mental do trabalhador, a empresa oferece o que há de mais completo e atual em saúde ocupacional, prestando serviços de acordo com as normas regulamentadoras (NRs) estabelecidas pelo Ministério do trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X